O Everest foi assim chamado por Sir Andrew Scott Waugh, o governador-geral da Índia colonial britânica, em homenagem a seu predecessor, Sir George Everest.
Radhanath Sikdar, um matemático e topógrafo indiano de Bengala,
foi o primeiro a identificar o Everest como a montanha mais alta do
globo, de acordo com seus cálculos trigonométricos em 1852. Alguns
indianos pensam que o pico deveria ser chamado Sikdar, e não Everest.
O monte Everest tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete,
além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas
principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente
utilizada. Esta foi a rota utilizada por Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953.
Contudo, a escolha por esta rota foi mais por questões políticas do que
por planejamento de percurso, quando a fronteira do Tibete foi fechada
aos estrangeiros em 1949.
A maioria das tentativas é feita entre abril e maio antes do período das monções porque uma mudança na jet stream
nesta época do ano reduz a velocidade média das rajadas de vento. Ainda
que algumas vezes sejam feitas tentativas após o período da monções em
setembro e outubro, o acúmulo de neve causado pelas monções torna a escalada ainda mais difícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário